Prospectar interessados na compra de uma franquia ainda é uma tarefa relativamente fácil no mercado brasileiro. Não faltam interessados, e é comum boas franquias contarem com um enorme contingente de pessoas que buscam incessantemente uma oportunidade. Maçante, cansativo, muito trabalho e muitas outras expressões têm sido utilizadas para franqueadores justificarem a terceirização do processo de venda de franquias para corretores, aquela que é a tarefa mais importante e considerada indelegável: recrutar e selecionar franqueados.

Muitos franqueadores ocupam uma boa parte do tempo de seus dirigentes, além de enormes somas em dinheiro, tentando eliminar franquias inadequadamente instaladas efranqueados indesejáveis. Do outro lado, franqueados reclamam que estão operando um negócio fora da realidade e que não confere com o projeto originalmente vendido.

Então, que tal começar a investir mais tempo e dinheiro em ações preventivas, que permitam reduzir drasticamente estes relacionamentos conflituosos, e começar com a melhoria do processo de escolha dos franqueados?

Vender franquias buscando franqueados qualificados significa, estatisticamente, que a cada 100 candidatos pré-qualificados você conseguirá selecionar apenas um.

A média histórica de processos seletivos bem estruturados, mostram que de cada 100 candidatos de uma determinada região que foram pré-selecionados, apenas 35 atenderão ao convite para uma apresentação coletiva. Destes, somente 10 enviarão as informações detalhadas de pré-qualificação(e só para eles deveria ser enviada a Circular de Oferta), sendo que 5 passarão pela bateria de entrevistas e test-drive para que, finalmente apenas 1 seja escolhido e também escolha a sua franquia.

Isto pode tornar o processo cansativo e muitas vezes desmotivador. Muitos franqueadores, até mesmo por acreditarem que o trabalho é apenas de triagem e que a escolha final sempre será deles, acabam delegando a busca e seleção de franqueados para corretores de franquias. Será?

Compare a qualidade da sua seleção se conhecer apenas alguns em vez de cada um daqueles que estão interessados pela sua franquia.