Autor: Marcus Rizzo

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Como franqueador, você já se deparou com dúvidas a respeito do processo de venda de franquias, como, por exemplo, qual seria a melhor maneira de recrutar candidatos, ou o que comunicar para atrai-los. Você precisa assinar contratos de franquia em quantidades e em localidades que estejam de acordo com seu plano de expansão. Essa missão pode, por vezes, parecer complicada, principalmente porque você necessita fazer uso mais racional possível dos recursos humanos e financeiros que estão à sua disposição.

PREMISSAS: PLANO DE EXPANSÃO E PERFIL DE FRANQUEADO
Toda a sua ação deve basear-se nas respostas às seguintes perguntas:

  • para onde meu plano de expansão indica que eu devo ir?
  • em quanto tempo precisarei estar em cada uma dessas localidades?
  • tenho candidatos em número suficiente para poder fazer uma boa escolha?
  • tenho candidatos cujas características estejam próximas às do perfil ideal de parceiros para o meu negócio?


SAIBA DIRECIONAR SUA AGÊNCIA DE PROPAGANDA

Investimentos em marketing tendem a envolver valores pesados para as empresas franqueadoras. A recomendação é não perder o foco e, assim, não cair na tentação de empreender ações exageradas, desperdiçando dinheiro e aumentando o risco de perder a eficácia.

Fuja, também, da velha armadilha de querer “matar passarinho com tiro de canhão”. Afinal, você tem um plano de expansão a ser seguido e seria inútil investir esforços sem mirar adequadamente o público-alvo. Escolha os veículos que serão certeiros. Veículos de massa, como as revistas semanais, são interessantes para produtos de consumo em massa – nunca para vender franquias.