Autor: Marcus Rizzo

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FÁCIL DE RECOLHER, DIFÍCIL DE DIVIDIR
Um dilema de boa parte das redes de franquias é conseguir aplicar de maneira uni-forme as verbas do Fundo de Propaganda e Marketing. Algumas boas campanhas e ações de marketing acabam sendo inviabilizadas pela enorme taxa de dispersão dos veículos utilizados, onde a concentração das franquias não acompanha a área de co-bertura da mídia selecionada.

SE O FUNDO É COOPERADO O PLANO TAMBÉM
Franquias americanas como a Midas e a Cost Cutters elaboram um Plano de Marketing que é aprovado com pelo menos um ano de antecedência. A aplicação ocorrerá em campanhas distribuídas ao longo do ano. Portanto, as peças serão totalmente produzidas, duplicadas e prontas para serem enviadas para a rede franqueada com antecedência.

Outro fator determinante para que estas franquias tenham um Plano de Marketing que realmente funcione é a existência de um orçamento baseado nas contribuições da re-de franqueada para o Fundo de Propaganda e Marketing. Este orçamento é aprovado pelo Comitê de Marketing e não raro é solicitado aos franqueados que adicionem novas contribuições para campanhas aprovadas que exijam investimento de maior porte.

CALENDÁRIO DE MARKETING PROMOCIONAL, COLOCANDO O PROCESSO EM PRÁTICA
Tanto a Midas como a Cost Cutters identificaram datas e eventos que geram por diferentes razões de consumo um tráfego adicional no ponto de venda. Em períodos como final de ano consumidores são motivados a levarem seus veículos para peque-nos consertos porque é a época de aumento no número de viagens. Da mesma maneira buscam freneticamente cabeleireiros para as festas.

No varejo as datas e eventos funcionam como estímulos para o consumidor e criam a possibilidade de desenvolver o Calendário de Marketing Promocional como uma das importantes ferramentas do Plano de Marketing. Parece óbvio, mas o Natal acontece no dia 25 de dezembro há 2.000 anos, então por que não planejar as ações com antecedência?

O plano é alicerçado por um Calendário de Marketing Promocional, desenvolvido e aprovado em conjunto com a rede franqueada. Preliminarmente a agência de propaganda contratada e a área de marketing da franqueadora apresentam ao Comitê de Marketing o calendário de períodos promocionais que será aplicado nacionalmente.

Normalmente o Calendário de Marketing Promocional é desenvolvido para o período de um ano, assegurando um tempo adequado para a produção de materiais de suporte e treinamento.