Autor: Marcus Rizzo

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Nesta edição, você terá acesso a diversas maneiras de administrar as verbas recolhidas ao Fundo de Propaganda, de forma a diminuir o risco de problemas com a rede franqueada. O caderno completo do e-Franchise Solutions, disponível para assinantes, apresenta nuances contratuais, estruturação do Comitê de Marketing e um interessante caso verídico.

O QUE É O FUNDO DE PROPAGANDA E MARKETING?
É a verba resultante do recolhimento das taxas de propaganda dos franqueados e das unidades próprias, que deve ser utilizada em ações de marketing que beneficiem toda a rede.
Farão parte dos investimentos do Fundo as ações de marketing e promoções de pontos-de-venda consideradas “fixas”, que podem ter a criação, o planejamento de mídia, a produção e a veiculação antecipadas, de forma a reduzir custos e aumentar vendas.

BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DO FUNDO

  • Implantar o Fundo conforme sua Circular de Oferta de Franquia leva à:
  • redução de riscos de conflitos com a rede, incluindo demandas judiciais;
  • manutenção da boa imagem de sua rede no mercado de franquias.

COMO CONTABILIZAR O FUNDO?
Existem três maneiras de administrar a verba do Fundo:

  • criar o Comitê de Marketing;
  • designar uma conta-corrente, em nome do franqueador, exclusivamente para o fundo;
  • receber os valores do Fundo misturados às receitas do franqueador, em conta-corrente comum.

Em quaisquer das alternativas, o conceito fundamental é não esquecer que o dinheiro do fundo não deve ser confundido com demais verbas ou receitas. Além disso, a prestação de contas a toda a rede deve ser periodicamente realizada.

O COMITÊ DE MARKETING
A forma mais adequada de administração do Fundo é a criação de um Comitê de Marketing, pois confere transparência e legitimidade ao processo, ao tornar os franqueados parte da tomada de decisão.
Formado por membros do franqueador e dos franqueados, o Comitê é uma das divisões do Conselho de Franqueados. O franqueador mantém a responsabilidade sobre a coordenação e aprovação final de cada ação de marketing.